sábado, 12 de fevereiro de 2011

POR ONDE ANDA JASPION?

Por onde anda "O Fantástico JASPION"?

O nome do herói, que é grafado originalmente como Juspion, foi tirado de uma contração à moda japonesa de "Justice Champion".

Jaspion não foi um grande sucesso no Japão. Curiosamente, pode ser comparado neste quesito a National Kid, símbolo de uma época e um gênero no Brasil, mas de repercussão mediana em seu país de origem.

No Brasil, Jaspion fez tanto sucesso que virou revista em quadrinhos pela Editora Abril em 1991, estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras grandes séries exibidas também pela Rede Manchete.

O ator que interpretou Jaspion (Hikaru Kurosaki) queria fazer um herói diferente e por isso nos primeiros episódios ele aparecia de cabelo comprido, mas a Toei não aprovou a idéia do ator e mandou ele cortar e deixando assim no resto da série. Hikaru Kurosaki mudou de nome para Seiki Kurosaki e hoje trabalha como instrutor e guia de mergulho submarino nas proximidades de Okinawa junto de sua esposa.

O ator que interpretou Boomerman (Hiroshi Watari) virou protagonista na serie que sucedeu Jaspion, "Guerreiro Dimensional Spielvan".

Em sua passagem pelo Brasil como convidado do evento Anime Friends 2003, o ator Hiroshi Watari (Boomerman) revelou que sua personagem fora criada para suprir a falta de tempo do ator principal, Seiki Kurosaki, que, na época, atuava também no teatro. No entanto, a necessidade de uma cirurgia para a retirada de sete pinos de uma perna (devido a um acidente de moto sofrido anos antes), acabou obrigando os produtores a retirarem Boomerman da trama após seis episódios. Depois da cirurgia, ele ainda voltou para atuar em mais dois episódios para encerrar sua participação. Em seguida, a Toei convidou-o para ser o ator principal na série seguinte, Spielvan (1986).

2 comentários:

  1. NOSSA, EU ERA FANZOCA DO JASPION, EU GOSTO DO POVO JAPONÊS E NA ÉPOCA EU ASSISTIA A TODOS OS EPISÓDIOS JUNTO COM MEUS IRMÃOS, ISSO FEZ PARTE DA MINHA INFÂNCIA, QUE BOM VÊ-LO NOVAMENTE. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE TARDE...

    ResponderExcluir
  2. UM TEMPO MUITO BOM AQUELE,TENHO MUITAS SAUDADES...

    ResponderExcluir